quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

VOCÊ E A MÍDIA


"Examinai tudo. Retende o bem."
1 Tessalonicenses 5.21

Nunca, na história da humanidade, as informações chegaram até nós com tanta rapidez! Antes, as notícias de alguma parte do mundo chegavam com muito atra­so... Até que surgiram o telefone, o rádio, a televisão, o computador e mais recentemente a Internet, a moderna telefonia celular, o palm top... Estamos na era da informação e da tecnologia.
A Bíblia ensina que não devemos nos conformar com o mundo (Rm 12.2), mas você não vai ficar parado "olhando a banda passar". Você tem de saber como extrair da mídia o que lhe é benéfico. Afinal, a Palavra de Deus nos manda examinar tudo e reter o que é bom, não é mesmo?
No entanto, o que é mídia? É o conjunto de veículos ou meios pelos quais as informações chegam até você jornais, revistas, rádio, televisão... Quero conversar com você especificamente sobre a mídia eletrônica, que envolve com­putador, Internet, televisão, videocassete, DVD, games, etc.

Bytes, kilobytes, megabytes...
Você já tem computador? Não? Isso é uma questão de tempo... A tendência é que, num futuro próximo, todas as casas tenham pelo menos um microcomputa­dor. Caso já possua um, prepare-se para trocá-lo em breve ou pelo menos fazer um upgrade , pois a tecnologia da informação não pára!
Lembro-me de que, em minha adolescência, o meu sonho era fazer um curso de datilografia... Não consegui. Até hoje não sei digitar com todos os dedos... Quando estava pensando em fazer aquele curso que era o do momento , recebi uma promoção na empresa e comecei a trabalhar na área de informática.
Eu trabalhava com um PC que tinha oito megahertz de velocidade, dez megabytes de espaço em HD disco rígido e menos de mil kilobytes de memória! Se você conhece um pouquinho de configura­ção de computador, sabe que descrevi um "dinossauro". Para se ter uma idéia, estou escrevendo este livro em um PC já arcaico com 1,1 gigahertz, HD de vinte gigabytes e com 120 megabytes de memória!
Interessante como a capacidade de comportar bytes dos computa­dores aumentou sem que fosse necessário ampliar os discos de arma­zenamento de dados, que, aliás, diminuíram de tamanho! Um disco que comporta hoje quarenta gigabytes é menor que o de dez megabytes. Quer saber a diferença? O HD menor comporta 40.960.000.000 de bytes, enquanto o maior apenas 10.240.000.
Bem, vamos mudar de assunto, pois esses números estão con­fundindo a minha memória central chamada CIRO, Centro de Informações Rápidas e Objetivas. E ainda temos muito a conversar... 
Texto extraído da Obra."Adolescentes SA" - Ciro Sanches Zibordi. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário